APRESENTAÇÃO
MAPA DO SITE
LOCALIZAÇÃO
CASOS CLÍNICOS
CONSULTAS
 

Tem havido muitas teorias sobre o riso, e talvez nenhuma delas seja completamente satisfatória. Todavia, essa explosão, esse acesso de alegria ofegante, que areja o sangue e acelera a circulação, tem certamente uma função útil, que lhe favoreceu a evolução desde que o ser humano surgiu de seus antepassados pré-humanos – e que é a função de fugir ao conflito sem recorrer ao recalcamento ou sem deixar atrás de si nenhum sentimento de amargura ou de fracasso.

O ser humano é um animal que ri:  ri incessantemente de temores e contradições.

O homem primitivo, selvagem, inferior e ignorante, jamais poderia ter alcançado o seu estado atual se não soubesse rir: suas constantes falências na realização de seus desejos, suas privações e desenganos, a incongruência entre o desejo e a  realidade – a todos os momentos abriam feridas em sua alma.

Mas o ser humano ria e, por isso, adquiria novas disposições para a luta. Se a esperança é um tônico e o ideal uma droga ligeiramente entorpecente, o riso é um antisséptico das feridas mentais, uma espécie de abandono salvador.

Nas fotos que se seguem o internauta poderá avaliar os resultados obtidos em um único dia de trabalho consecutivo. Nenhuma foto mostra o caso clínico concluído uma vez que acabamentos foram realizados em sessão (ou sessões) posterior(es), mas apenas os resultados obtidos num mesmo dia de trabalhos intensivos.

Os pacientes portadores destas transformações puderam voltar a sorrir de um dia para o outro....

 

Caso clínico 01. Rejuvenescimento. 

A foto acima mostra um caso típico de uma paciente na sexta década de vida com uma boa higiene bucal, mas com desgaste natural das arcadas dentárias provocadas pelo tempo, pela erosão ácida e por hábitos. Toda a mudança mostrada nas fotos foi conseguida em uma única tarde de trabalho. É importante ressaltar que, neste caso, não houve nenhum desgaste ou preparo do dente para receber as coberturas estéticas e, portanto, não foi necessária nenhuma anestesia.


 

Caso 02. Fechamento de diastema e harmonização.

Chama-se diastema a um espaço vazio localizado entre dos dentes contíguos. É bastante corriqueiro, para o profissional que trabalha com estética, ser procurado por pacientes que querem fechar o diastema. A foto deste caso é de uma paciente na quarta década de vida que me procurou para fechar o espaço entre os incisivos centrais superiores (vide foto) e ‘corrigir’ a estética dos demais elementos vizinhos visto ter sido ela convidada de última hora a ser madrinha de casamento. Os resultados obtidos em um único dia de trabalho são mostrados na foto.



Caso 03. Reabilitação estética

Este caso ilustra bem o alcance desta técnica. Esta paciente de 34 anos, casada e mãe de dois filhos, entrou, por motivos que não cabe mencionar aqui, em depressão profunda perdeu a vaidade e a vontade de se cuidar. Mas uma entrevista de emprego urgente e inesperada motivou-a a procurar solução estética para o sorriso. A entrevista era na quarta-feira e ela me procurou na segunda-feira. Os resultados mostrados na foto foram conseguidos em trabalhos intensivos que se deram na madrugada de terça-feira entre 23h e 05h. Foi necessário tratar os canais dos incisivos superiores, uma prótese fixa adesiva direta para substituir o elemento ausente e harmonizar os elementos anteriores. Os resultados mostrados na foto estão longe do ideal, mas ela conseguiu o emprego. Uma sessão final de acabamento foi marcada para outro dia.


Caso 04. Reabilitação estética.

Este caso lembra o anterior em complexidade. Trata-se de uma paciente de 27 anos, casada e mãe de uma filha que estava angustiada com a aparência e sem vida social. Ela passava pelo constrangimento de esconder a boca com as mãos diante das pessoas e com isso foi ficando, cada vez mais, privada de vida social. O motivo que a levou a procurar tratamento foi a dor ocasionada por dois abscessos juntos as raízes dos incisivos centrais superiores. Os trabalhos envolveram dois tratamentos de canais, remoção de cáries e harmonização dos elementos anteriores. O resultado mostrado na foto foi conseguido em um único dia de trabalho. Um acabamento final ficou para outra sessão. 



Caso 05. Plástica dentária.

às vezes, por um defeito de anomalia dentária, um dente nasce no lugar onde deveria ter nascido outro dente. É o caso deste paciente de 30 anos. Repare que onde deveria ter erupcionado um incisivo lateral direito, nasceu um canino. Este é um típico caso onde a solução só pode ser encontrada através da plástica e escultura dental. É claro que esta plástica foi apenas uma das etapas do tratamento total deste paciente que possuía grandes necessidades terapêuticas. Entretanto a mudança de forma mostrada nas fotografias mais a harmonização dos elementos vizinhos foram conseguidas num único dia. 



Caso 06. Clareamento dentário.

Fala-se, hoje em dia, muito em clareamento dental. As técnicas usuais de clareamento (tratamento químico e laser) não se aplicam ao caso mostrado nas fotos porque trata-se de um defeito de nascença e todo o corpo do dente (incluindo aí as camadas mais profundas) nasceram com essa tonalidade escura. O paciente de 32 anos, casado e sem filhos, que me foi indicado por um cliente, me procurou angustiado com esse problema para o qual procurava solução desde os empós de menino. O clareamento foi conseguido com uma conjuminação de técnicas e materiais sendo preciso incluir também facetas laminadas (confeccionadas com uma mistura de materiais) esculpidas no dente. Os resultados mostrados foram conseguidos em um único dia de trabalho. Eu acompanhei o paciente por cinco anos que, infelizmente, veio a falecer no trânsito.



Caso 07. Prótese fixa adesiva direta
PFAP



















Este é um caso típico de reabilitação em que foram reconstituídos dois dentes (os dois pré-molares superiores direitos) perdidos. O resultado mostrado nas fotos foi conseguido em uma única sessão com um resultado estético muito satisfatório.



Caso 08. Escultura dental.
Eis um caso típico que mostra bem o alcance desta técnica. O paciente da foto sofreu um acidente de carro em que a boca foi projetada contra o volante. Os dentes não estavam em bom estado de conservação e por isso o dano causado foi atenuado pela quebra dos mesmos (se os dentes não quebrassem na colisão poderia ter avulsionado as raízes e até um traumatismo do osso maxilar). O paciente trabalhava em contato direto com o público e tinha extrema urgência dos resultados em função de serviços combinados e compromissos inadiáveis. Toda reabilitação mostrada na foto foi conseguida em dois dias consecutivos de trabalho. O tratamento exigiu, entre outras coisas, cirurgia da gengiva (gengivectomia), tratamento de canal, adaptação de núcleo metálico nas raízes, confecção de amarria de suporte, opacificação do conjunto e escultura dos elementos dentários. Este caso bem que poderia ser denominado 'emergência cosmética'.



Caso 09. Troca de Restaurações

A mídia fala tanto em dentes brancos que tem havido um aumento na procura, por parte do público, de pessoas que procuram o dentista apenas para trocar as restaurações visando a estética. As fotos mostram os dentes de um paciente de 20 anos que me procurou apenas para mudar a aparência das arcadas dentárias. Embora a maioria dos trabalhos apresentasse boas condições clínicas ele não estava contente com a estética. Todas as restaurações mostradas na foto foram trocadas em um único dia de trabalho.


 

Caso 10. Prótese Fixa Adesiva Direta Anterior

Este outro caso que bem ilustra o alcance do meu trabalho. Esta paciente de 30 anos, casada e mãe de dois filhos caiu e, na queda, colidiu a boca com a quina da mesa. Na colisão o incisivo central inferior direito foi avulsionado. A paciente me procurou duas semanas após o acidente, pois precisa melhorar a aparência do sorriso devido a uma entrevista de emprego. Os resultados apresentados nas fotos foram também obtidos em um único dia de trabalho.

 

Caso 11. Cárie e Restauração.

A mídia divulga e o público vai exigindo. Este paciente que me procurou para tratamento periódico normal exigiu que as restaurações fossem 'esteticamente aceitáveis' e que as antigas restaurações metálicas fossem trocadas por outras 'mais apresentáveis'. Eis o resultado obtido no mesmo dia.

 

Caso 12. Reabilitação estética e funcional.

É incrível o que a depressão às vezes causa na pessoa. Esta paciente de 42 anos, casada e dois filhos estava atravessando problemas no casamento. A situação chegou a um ponto que ela deixou de se cuidar perdendo inclusive a auto-estima e a vaidade. Embora fosse advogada ela nunca tinha abandonado a profissão para se dedicar ao lar após o casamento. Quando ela se divorciou resolveu trabalhar. E com isso, tanto o campo sentimental como o profissional exigiram que ela mudasse de postura e cuidasse da saúde e aparência.  Ela me procurou indicada por outra cliente a par das necessidades dela. Este trabalho envolveu, entre outras coisas, periodontia, tratamento de canal e escultura. Os resultados mostrados nas fotografias foram conseguidos num único dia de trabalho intensivo. Depois disso ela retornou para um acabamento final.


 

Caso 13. Reabilitação Estética e Funcional

Este paciente do sexo masculino com 30 anos, casado, dois filhos me procurou para “melhorar a aparência o mais rápido possível”. O tratamento envolveu, entre outras coisas, tratamento de canal (canino superior direito), adaptação de um núcleo metálico neste elemento, opacificação e escultura. Os resultados vistos na foto foram obtidos em um único dia de trabalho intensivo.  

  

Caso 14. Reabilitação e escultura
às vezes as pessoas deixam de lado a auto-estima e para de se cuidar porque os problemas que enfrentam as assoberbam. Mas não é raro em que o dia de tomar outra postura diante da vida acaba chegando. Isto acontece quando ocorrem mudanças repentinas em um ou mais dos planos sociais, sentimentais e profissionais. Muitas vezes a pessoa é pega de surpresa. Este é o caso desta moça de 30 anos, solteira, nível universitário. Ela precisou recompor a aparência repentinamente. O tratamento mostrado nas fotos incluiu endodontia, periodontia, prótese fixa adesiva direta e escultura. Os resultados mostrados nas fotografias acima foram conseguidos em uma única noite de trabalhos intensivos.

 

Caso 15. Reabilitação cosmética

Estas fotos são de uma reabilitação cosmética em um paciente do sexo masculino de 55 anos. Todas as transformações mostradas foram conseguidas numa única tarde de trabalho.


 

VISITA/CONTATO
AFTAS
AIDS
AMÁLGAMA
ANATOMIA 1
ANATOMIA 2
ANATOMIA 3
ANESTESIA 1
ANESTESIA 2
BIOFILME
CARDIOPATIA
CÁRIE DENTAL
DIABETE
EXODONTIA/SISO
ENDODONTIA
FLÚOR/FLUOROSE
GESTANTE
HALITOSE
HEMOFIlIA
HERPES
HIGIENIZAÇÃO
IMPLANTE
LINGUAGEM 1
LINHUAGEM 2
LINKs
NUTRIÇÃO
OCLUSÃO
ODONTOPEDIATRIA
ORTODONTIA
PERIODONTIA
PREVENÇÃO
PLANTÃO DÚVIDAS
PRÓTESE
SELANTE

Site Map